Fazemos Bem

06/05/2016

“Empresários têm de gerir bem e inovar”

A iniciativa Prémios Fazemos Bem conta com o apoio da Sapec Agro Business, unidade que dentro do grupo Sapec se encontra virada para os negócios do ramo agrícola. João Martins, diretor de marketing estratégico, explica o sucesso obtido neste campo. Entre outros fatores, os êxitos devem-se a uma política de proximidade para com os agricultores: “O dispositivo fabril e laboratorial da Sapec Agro Business permite-nos uma enorme capacidade de adaptação às reais necessidades do agricultor, que conta com uma relação diária e de confiança connosco”.

Ao mesmo tempo, João Martins salienta o privilégio dado aos processos de investigação e desenvolvimento em genéricos, assim como a aposta constante na modernização tecnológica e nas exportações: “Somos uma empresa que investe anualmente 5% do volume de negócios na área regulamentar e em I&D, que todos os anos se moderniza tecnologicamente e que aposta na internacionalização (70% é exportação), bem como na respetiva defesa de patentes (quando se aplica)”.

Naquilo que o longo prazo reserva, o responsável marketing estratégico da Sapec Agro Business espera ver colhidos os frutos do investimento feito em recursos e capital humano, com “a duplicação do volume de negócios em cinco anos, no crescimento internacional (Europa e Brasil) e na criação de postos de trabalho, pelo menos, a um ritmo tão intenso como tem ocorrido”.

Já relativamente à análise da atitude dos empresários portugueses no presente, João Martins deixa a e ideia de que estes têm progredido, no sentido de se tornarem mais dinâmicos e autónomos. “A inovação, a boa gestão e a geração de riqueza sustentável estão cada vez mais presentes no jargão do empreendedorismo em Portugal. No que respeita aos Prémios Fazemos Bem, o desejo é de que “possam, uma vez mais, ser um momento de valorização do que se faz em Portugal com qualidade”.

Duarte Pernes